Como foram construídos os valores da Loggi

Raquel Peña Alonso
Loggi
Published in
10 min readFeb 17, 2021

--

Um pouco sobre quem somos, como trabalhamos e vivenciamos nossos valores por aqui

Se alguém tivesse me falado 10 anos atrás que eu seria Gerente de Desenvolvimento e Cultura na Loggi, um unicórnio brasileiro, jamais teria acreditado!

Nasci e cresci em uma cidade pequena no norte da Espanha, onde me formei em Administração de Empresas e Engenharia de Computação. Como grande parte dos formados em Administração escolhi o mundo da consultoria como grande escola prática e foi nessa carreira que tive a oportunidade de trabalhar para diferentes indústrias, conhecer empresas de referência, visitar vários países, me apaixonar pelo Brasil e pelo contexto de empresas tecnológicas em crescimento.

Como consultora de algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo entendi o papel estratégico e impacto que o desenvolvimento de pessoas têm para o negócio. Vi que o único jeito de crescer de maneira sustentável é com foco em pessoas. Os grandes acertos e erros de empresas têm sempre como pano de fundo a cultura e a liderança das mesmas.

Loggi: primeiras impressões

Minha primeira semana na Loggi

Em março, quando ainda trabalhava como consultora, o Brasil entrou na quarentena e a Mônica, VP de Pessoas da Loggi, me procurou para desenvolver um treinamento que ajudasse os Loggers a se sentirem mais preparados para o desafio de trabalhar de casa. Foi o projeto mais rápido em desenvolver e no qual, como consultora, senti que tive mais liberdade e autonomia para criar.

E foi exatamente o ritmo acelerado e a percepção de confiança e autonomia no meu trabalho que me fizeram tomar a decisão de abandonar uma carreira em consultoria para liderar a área de Desenvolvimento e Cultura da Loggi.

Poucos dias depois estava recebendo meu kit de boas vindas e essa experiência e cuidado que senti durante o processo só se confirmou com o Xboarding online. Que experiência fantástica e quanto carinho se percebe em cada detalhe!

Eu já era apaixonada pela organização e o modelo de negócio que eu conhecia como usuária, mas tem muito mais: mais negócio, mais talento, mais potencial.

Com a combinação de pessoas com experiência sólida no mercado (Mônica e Davi, nosso CTO) ao espírito jovem e inconformado das novas gerações, o dinamismo e o desenvolvimento pessoal estão garantidos. Isso deixa claro que a Loggi será pioneira na logística do futuro

Valores da Loggi

Um dos projetos mais interessantes que estava esperando a minha chegada era a revisão e atualização dos valores da Loggi. Este artigo descreve em maior detalhe esse projeto, incluindo boas práticas, aprendizados e próximos passos.

GPS do Logger

A Loggi já possuía o GPS do Logger, que descrevia os valores, mas havia nascido em 2017, em uma Loggi de menos de 500 Loggers, presente em pouquíssimas cidades e com uma influência forte do mundo da tecnologia.

A Loggi de hoje

Comemoração de quando nos tornamos 2000 Loggers

Hoje a Loggi já ultrapassou a marca dos 2.000 loggers, está nas cinco regiões do Brasil e também em Portugal e aumentamos muito o tamanho da nossa operação.

Considerando que a cultura da Loggi deve nos guiar na hora de tomar decisões para atingir a nossa visão, fazia sentido pensar que o contexto, momento e resultados de negócio que queríamos atingir estavam em um outro patamar, que justificava também a revisão dos nossos valores.

Em outras palavras, a Loggi cresceu e com isso nossa cultura também evoluiu. E os valores devem acompanhar todo esse crescimento!

Outra razão que nos levou a rever os nossos valores foi entender que eles devem ser vividos por todos os Loggers, hoje inseridos em uma variedade de contextos muito maior que três anos atrás.

Premissas dos Valores

Definido o porquê da revisão, desenvolvemos algumas premissas que guiaram o projeto:

  • Os nossos valores deveriam falar da nossa essência, de como somos no dia a dia, ao mesmo tempo que deveriam ser aspiracionais.
  • A nossa cultura, através dos nossos valores, deve servir como bússola para tomar decisões de maneira descentralizada. Com 2000 loggers espalhados pelo Brasil e Portugal (e ainda mais em contexto de trabalho remoto), precisávamos de um critério comum para tomar decisões, um alinhamento sobre o que priorizaríamos em cada decisão.
  • Diferentemente da versão anterior dos valores, nossos valores deveriam ter descrições explícitas de como se traduziriam em comportamentos do dia-a-dia.
  • O nosso maior foco deverá estar em viver estes valores, em fazer com que cada Logger viva esses comportamentos dentro da sua realidade, evitando assim tantos exemplos que vemos por aí de valores que só existem no papel.
  • Pensando na aplicação dos mesmos, os valores resultantes seriam uma evolução do GPS do Logger, e, portanto, não começaríamos com uma folha em branco.
  • Considerando estas premissas, tive a certeza que o processo seria colaborativo, convidando vários Loggers de várias realidades para ajudar a construir os valores junto com a Loggi.

Estávamos falando dos comportamentos dos nossos Loggers, como não envolvê-los? Afinal, “nada sobre nós, sem nós.”

Passo a passo na prática

Nosso projeto prático se dividiu em quatro grandes etapas:

1 — Definir categorias

A evolução da Loggi dos últimos anos e as novas necessidades que foram surgindo deram origem a várias definições sobre os comportamentos que esperávamos dos loggers. Assim, o GPS do logger, a entrevista de cultura, os processos de avaliação de performance, as pesquisas de clima e outros instrumentos foram o ponto de partida para decodificar o que esperávamos dos nossos loggers e rascunhar os novos valores.

Após um detalhamento desses comportamentos, identificamos padrões, aspectos em comum e categorias, estruturando-os em grandes conceitos.

2- Pesquisa de mercado

Adicionalmente, nos inspiramos olhando para o mercado, identificando o que existia de bom em algumas das empresas de referência.

Assim criamos um formato que incluia valores (frases curtas e memoráveis) e comportamentos (tradução específica e aplicável no dia a dia) e levamos para uma primeira validação com os nossos fundadores, Fabien e Arthur.

Essa conversa nos permitiu confirmar essa ideia de formato ao mesmo tempo que nos inspirou para rascunhar a primeira versão dos valores. Tínhamos um primeiro rascunho, mas o projeto só tinha começado, chegava a hora de envolver mais loggers.

3- Influenciadores de Cultura

Nossos influenciadores de Cultura

Selecionamos uma amostra de Loggers de diferentes áreas, senioridades e tempo de casa, reconhecidos como influenciadores de cultura no dia a dia.

Este grupo de 25 pessoas passou por um processo de entrevistas aprofundadas e grupos focais, para trazer a sua visão da cultura da Loggi e validar o rascunho inicial.

Buscávamos entender o que, aos olhos dos Loggers, era o “jeito Loggi de ser” e “o necessário para conectar o Brasil.

Se queremos que os nossos Loggers, tanto em times operacionais quanto em setores administrativos, vivenciem nossos valores na prática, nada melhor do que construí-los juntos.

Só através dessas conversas e desses diversos pontos de vista conseguimos ajustar o que esperávamos para a realidade de todos.

4- Design e Comunicação

Após várias semanas de trabalho colaborativo, envolvemos as áreas de Design, UX Design e Comunicação que, com base no rascunho construído a várias mãos, identificaram as melhores palavras e mais precisas, de acordo com a guia da escrita da Loggi, para representar estes conceitos.

Então este último rascunho foi validado e aprovado por toda a nossa diretoria.

Nossos valores

Nossos valores na Loggi: Criamos o futuro, Entregamos soluções simples, Comunicamos abertamente, Vivemos o diferente.

Como resultado deste trabalho, nossa cultura se resume hoje em quatro grandes valores:

Criamos o futuro

Representa nossa iniciativa, nosso espírito inconformista para criar a logística do futuro. Muito marcado desde o nascimento da Loggi, acreditamos que inovar no dia a dia, desafiar o status quo e aprender com os erros é o caminho para conectar o Brasil.

Marcelo Santana, do nosso time de Tecnologia da Informação

Todos os dias questionamos e tomamos decisões sobre novas cidades, novas funcionalidades, mas também sobre jeitos melhores de executar os processos nas nossas agências e XDs (Crossdockings).

Entregamos soluções simples

Resume o nosso propósito de entender os desafios dos nossos clientes para criar soluções simples e de impacto. Cada vez mais queremos que as nossas soluções criem impacto não só no curto, mas também no longo prazo.

Fernanda Pires, do nosso time de Recrutamento Tech

A chave para fazermos isso, como o Fabien sempre destacou ao longo do processo de construção, está em olhar com muita empatia e entender profundamente quais são as necessidades dos nossos clientes, colegas de trabalho e demais stakeholders.

Comunicamos abertamente

Esse valor reforça a transparência tanto interna quanto externa e o espaço de abertura que existe para buscar informações.

Larissa Chaves, do nosso time Financeiro

Com mais de 2000 loggers, comunicar a tempo, de forma transparente e usando dados se torna primordial. E isso só vai se tornar mais importante conforme crescermos mais!

Vivemos o diferente

Sem dúvida, o valor que foi mais destacado no processo (assim como nas nossas pesquisas de clima) é o interesse genuíno por todas as formas de ser e pensar.

Acreditamos que perspectivas diferentes não só devem ser respeitadas, como também proativamente procuradas, porque assim criamos pontos de vista mais sólidos e crescemos no processo.

Rafael Valdoski, do nosso time Financeiro

O trabalho em time é uma constante na Loggi e, para continuar inovando, estamos em constante desenvolvimento. Ser parte da Loggi deve significar que você pode ser quem é — ou quer ser.

E agora, como viver os valores na prática?

O processo de definição que estamos descrevendo é só o primeiro passo na construção da nossa cultura.

O desafio que seguiu foi tirar os nossos valores do papel e ajudar os nossos loggers a vivê-los na nossa rotina. E o que estamos fazendo para isso?

Campanha de lançamento

Slide do lançamento dos nossos Valores

O lançamento oficial dos nossos valores aconteceu em outubro, em apresentação liderada pelos nossos fundadores Fabien e Arthur, nossa VP de People Mônica e o time de Desenvolvimento e Cultura.

Distribuímos adesivos para os nossos loggers e XDs. Os loggers adoram adesivos (mas quem não adora?).

Fizemos também dois encontros abertos para os Loggers onde compartilhamos o processo e o resultado da atualização dos nossos valores. A partir daí, fizemos um calendário com atividades semanais ligadas aos nossos valores, incluindo palestras, apresentações de livros e treinamentos, que nos ajudaram a entender esses valores no contexto do cotidiano.

Entrevista de cultura

Nossa cultura, o jeito que fazemos as coisas todos os dias, é muito importante para nós. Por isso, todo processo de recrutamento inclui uma entrevista específica para falar sobre os nossos valores e avaliar os nossos candidatos desde essa perspectiva.

Buscamos candidatos com “adição cultural”, pessoas que acreditamos vão dar sua melhor versão na nossa cultura, deixando ela ainda mais rica.

Reconhecimentos

A prática da nossa cultura se sustenta através de ritos, sendo o reconhecimento um dos mais importantes.

Desde o lançamento dos nossos valores, a plataforma de acompanhamento de performance, promove que os Loggers façam elogios públicos a colegas que estão vivendo os nossos valores. Esses elogios são públicos e compartilhados através do Slack.

Reconhecimento na Sync

Mensalmente, dentro das nossas syncs (rotinas das áreas para sincronização), reconhecemos as pessoas do time que se destacaram por viver algum dos nossos valores, tangibilizando o que significam esses valores na prática.

Evolução

Evolução: Avaliação de Desempenho da Loggi

Para viver e medir o alinhamento entre os comportamentos do dia a dia, e nossos valores, todos os loggers são avaliados em cultura, como parte do nosso modelo de avaliação de desempenho, a Evolução.

Acreditamos que tão importante quanto as nossas entregas é o jeito em que chegamos nelas, e por isso a avaliação de cultura é um pilar crítico na hora de avaliar e tomar decisões de mérito e promoção.

Através de um modelo de avaliação 360º, os Loggers são avaliados em função da frequência com a que demonstram os comportamentos que compõem a nossa cultura.

Conclusão

Esta primeira fase, de formulação de valores, tem gerado um alto impacto e os Loggers reconhecem que viver estes valores nos aproxima da nossa missão de Conectar o Brasil.

Nos próximos meses, trabalharemos juntos para continuar levando nossos valores e a nossa cultura para cada um dos nossos mais de 2000 Loggers, clientes e parceiros em cada agência, XD, escritório do Brasil e de Portugal…

Ser parte da Loggi deve significar que você pode ser quem você é ou quer ser. Buscamos um país mais acessível. Assim, podemos afirmar que respeitar as necessidades de pessoas diferentes está na nossa razão de existir.

Quer fazer parte do time? Estamos procurando novos Loggers para nossos escritórios do Brasil e de Portugal. Conheça nossas vagas aqui.

--

--