Como foi me mudar do Brasil para fazer parte da Loggi Lisboa

Gabriela Freitas
Loggi
Published in
7 min readJan 20, 2021

--

No fim de 2019 quando me chamaram para fazer parte da área de Produto da Loggi Portugal, veio um turbilhão de sentimentos.

Iniciar a expansão internacional da Loggi, aprender com pessoas excepcionais de diferentes países e ter a oportunidade de empreender em uma nova operação me deixou entusiasmada, mas também com um sentimento de hesitação: “Será? Mudar de país?”

Neste depoimento conto um pouco da minha experiência e como foi o meu processo de adaptação.

Um pouco sobre mim

Me graduei em Engenharia de Produção e há três anos comecei a estagiar na área de Operações da Loggi, no antigo centro de distribuição no bairro da Vila Leopoldina, São Paulo.

Éramos 200 Loggers entregando 10 mil pacotes por dia em 5 cidades do Brasil. Hoje, somos mais de 2.000 Loggers entregando centenas de milhares de pacotes por dia em todo o Brasil.

A Loggi cresceu muito, e acompanhar esse crescimento é fantástico. Através do aumento da área de abrangência de coleta e entrega, do bom nível de serviço, e da atração de novos clientes, foi preciso expandir a malha logística através de novas instalações com maior capacidade de processamento de pacotes. Assim, comecei a fazer parte do time de Planejamento Operacional, que originou o nosso maior centro de processamento e distribuição de pacotes em Cajamar.

Conforme fui me aproximando da tecnologia, sua importância para atender os desafios complexos do crescimento ficou ainda mais evidente. Então, decidi migrar para o time de Produto, para unir o conhecimento que tinha em Operações à Tecnologia e aumentar a área de alcance das soluções.

A operação é muito dinâmica. Novos processos são criados de forma espontânea, e lançar produtos que não se acoplam a processos é um grande desafio.

Como Product Manager, comecei a entender que as boas soluções levam tempo para serem desenvolvidas, e precisamos achar o meio termo entre solucionar algo em curto, médio e longo prazo. É também preciso construir alguns hábitos, como viver no futuro e trabalhar no presente, amplificar o espírito de equipe, focar no impacto e comunicar e escrever de forma clara e concisa.

Essa foi minha trajetória enquanto Logger no Brasil e mal sabia eu que, em breve, iria construir mais uma etapa na Loggi Portugal.

Convite Aceito

A vontade de viver o novo, poder contribuir e me desenvolver em grandes desafios falou mais alto: aceitei continuar a missão de conectar o Brasil da Loggi Lisboa, como Product Manager.

Vista do nosso escritório na Loggi Lisboa

Me mudei para Lisboa em fevereiro de 2020, cheguei em um dia chuvoso e fui direto conhecer o novo escritório que iria trabalhar.

Para minha surpresa, tinha alguns traços da Loggi Tower, nosso escritório em São Paulo: ambiente acolhedor, moderno, sustentável, e claro, com muitas plantas. É um espaço muito agradável para se trabalhar, com vistas apaixonantes: de um lado o rio Tejo; e o Panteão Nacional do outro. Um dia estava tomando café e avistei golfinhos.

Minhas impressões sobre Portugal

Depois de nascer e crescer em São Paulo, mudar para uma cidade onde o tempo passa mais devagar e a segurança transparece me fez descobrir o estilo de vida que eu queria.

A cidade

Lisboa é uma cidade feita para pessoas.

É gratificante passear pelas ruas antigas e se surpreender quando de repente, ao virar a esquina, avista o rio Tejo. Existem 7 colinas, e cada uma delas oferece uma perspectiva diferente da cidade em seus miradouros, então, em cada local desses, você consegue descobrir uma Lisboa diferente. Foi eleita a Capital Verde Europeia em 2020, pode-se perceber pelos cantos das andorinhas e seus diversos jardins, onde muitas crianças se divertem aos finais de semana.

Compartilho uma foto do meu jardim favorito, Tapada das Necessidades. Ao fundo podemos ver a ponte 25 de Abril, que liga sobre o Rio Tejo a cidade de Lisboa à cidade de Almada.

Tapada das Necessidades e, ao fundo, podemos ver a ponte 25 de Abril

Distâncias geográficas

Portugal é do tamanho do estado de Pernambuco, menos da metade do estado de São Paulo. Fiz uma viagem com amigos antes da pandemia e em apenas um final de semana conseguimos conhecer todos os pontos turísticos do Norte. O Sul não é muito diferente, em dois dias consegue-se fazer uma viagem ao longo da costa Alentejana e da região do Algarve. É impressionante para quem tem o Brasil como referência. Esta é uma foto da cidade de Aveiro, a “Veneza Portuguesa”.

Aveiro, a “Veneza Portuguesa”.

Turismo e Gastronomia

As praias são incríveis e de fácil acesso. O surf é o esporte que está por todo lado, difícil é conhecer alguém que não surfa. O fácil acesso ao mar também eleva a cozinha portuguesa, tem variações de polvo, bacalhau, sardinha, robalo, dourada, amêijoas, … a lista é longa.

O vinho também faz parte do dia a dia do português, é comum almoçarem acompanhados de uma taça de vinho, e finalizarem com um café e doce de ovos (tem vários). O restaurante Muralha tornou-se o favorito dos Loggers do escritório antes da pandemia, essa é uma foto do seu arroz de polvo.

Arroz de Polvo do restaurante Muralha

Covid-19

No dia 16 de Março iniciamos o home office nos escritórios de Lisboa e São Paulo devido a pandemia do coronavírus. Em Portugal, as providências de controle da pandemia foram muito certeiras, mas mesmo assim, passei um período difícil de meses de confinamento preocupando-me bastante com meus familiares no Brasil.

No entanto, a comida deliciosa, o clima, a gentileza das pessoas e o fato de compartilharmos a mesma língua tornaram a transição muito mais tranquila. Tive também muito apoio dos Loggers que já tinham se mudado, construímos um clima de companheirismo que foi essencial para minha adaptação ao distanciamento.

A Loggi se ajustou muito rápido ao trabalho remoto. Syncs (apresentação mensal das ações de cada departamento) e All Hands (conversa da liderança com os Loggers) tornaram a comunicação aberta para todos. Para interagir além das pessoas da sua área, foi criado o Faça em Casa, onde cada Logger pode compartilhar suas habilidades e hobbies. Outros fóruns também passaram a ser online como o Product Talks (conversas para compartilhar conhecimento sobre tecnologias desenvolvidas pelos times).

A comunicação remota já era um desafio conhecido para a Loggi, mas a pandemia fez com que quase todos compartilhassem esse desafio de forma repentina e ao mesmo tempo. A quantidade de reuniões aumentaram, mas começamos a incentivar a comunicação assíncrona através de documentações de Produtos e o uso do Clockwise, extensão do calendário que ajuda a liberar tempo na agenda.

Time de Produto

O time de produto da Loggi está cada vez mais rico, temos líderes que inspiram. Vivem no futuro e trabalham no presente, confiam em seus times e constroem consenso em decisões difíceis. Nos reunimos toda semana na Product Land, reunião do time de produto com o time de design para discutir os resultados da empresa e iniciativas de cada tribo.

Ser mulher na Loggi é ter espaço para compartilhar seu ponto de vista e ser ouvida. Temos o encontro mensal do Elas Podem, frente de atuação do Você Importa, onde debatemos iniciativas para melhorar o ambiente de trabalho e discutimos diversidade e inclusão. Nos últimos bate-papos abrimos para homens também participarem, e os debates têm sido bem ricos. Ainda existe um grande desafio em aumentar a representatividade de mulheres na área de tecnologia, por isso a atenção ao assunto é muito importante.

O que me motiva

Morar em Portugal tem sido uma experiência muito positiva, me permitiu conhecer novas pessoas, ter contato com uma nova cultura e aprender mais sobre mim. Com a Loggi, estou ampliando meu conhecimento profissional através da comunicação com diferentes culturas e do exercício criativo em entender problemas com diferentes perspectivas.

Ver o escritório de Lisboa crescendo é gratificante, terminamos 2020 com dezenas de Loggers contratados. Não vejo a hora de nos conhecermos pessoalmente.

O que mais me motiva é trabalhar com pessoas excelentes, seja no Brasil ou em Portugal. O que faz a Loggi são os Loggers. Criamos o futuro com soluções simples. Comunicamos abertamente de maneira respeitosa e embasada em dados. E vivemos o diferente, a diversidade nos faz forte.

Ser parte da Loggi deve significar que você pode ser quem você é ou quer ser. Buscamos um país mais acessível. Assim, podemos afirmar que respeitar as necessidades de pessoas diferentes está na nossa razão de existir.

Quer fazer parte do time? Estamos procurando novos Loggers para nossos escritórios do Brasil e de Portugal. Conheça nossas vagas aqui.

--

--