A vida de um pacote na Loggi

Eduardo Thuler
Loggi
Published in
7 min readJun 5, 2020

--

A Loggi possui um sistema robusto e complexo para lidar com o grande volume de pacotes que passam pela nossa plataforma, mais de 300.000 por dia. Acho que contar para vocês como pode ser a jornada de um pacote indo de um e-commerce até o comprador final vai dar uma perspectiva interessante.

Integração

Tudo geralmente começa com um usuário entrando em algum site de e-commerce e fazendo uma compra. Os sites que têm conosco uma integração online nos avisam que esse pacote em breve estará conosco e já nos passam informações como: a origem, o destino, as dimensões do pacote e o código de barras que vai identificá-lo.

Dois times têm forte participação aqui: os engenheiros de vendas, que conversam com cada cliente para entender regras de negócio e mapear as duas empresas e os times que constroem as ferramentas de integração, com opções que vão de uma API Rest a um processo que recebe arquivos por FTP e outro que recebe anexos por email.

Levando em conta tudo o que os clientes nos contaram que vamos entregar nos próximos dias planejamos caminhões e horários para a próxima etapa: a coleta.

Coleta

Todos os dias caminhões vão até os armazéns de nossos clientes buscar os pacotes que precisam ser entregues. Em dias de maior movimento para grandes clientes chegamos a fazer isso cinco vezes em um único dia.

A coleta precisa de previsibilidade, pois armazéns logísticos tem gargalos nas docas (o lugar em que os caminhões estacionam) e por isso janelas de tempo são combinadas antecipadamente para as coletas. Em caso de atraso/demora no embarque, levamos tudo o que conseguimos dentro da janela e voltamos na janela seguinte. Dessa forma, minimizamos atrasos que poderiam ocorrer nas entregas finais.

Chegada no Hub regional

Os caminhões de coletas chegam nos nossos galpões, o maior deles fica em Cajamar e lá nós conseguimos processar mais de 20.000 pacotes/hora. O processamento é uma etapa muito legal, porque o pacote passa por uma esteira, onde o código de barras é lido, e peso e volume são medidos. Nos pouquíssimos segundos que o pacote passa pela esteira nós fazemos algumas ações muito importantes:

  • Confirmamos se os dados que tínhamos na integração estão corretos. Várias correções (como peso ou volume um pouco divergentes) são feitas nesse momento;
  • Iniciamos a emissão de documentos fiscais. Os pacotes que vão cruzar fronteiras estaduais precisam ter vários documentos para poderem viajar;
  • Decidimos em que saca vamos colocar o pacote. Essa decisão é super importante porque a nossa capacidade de entregar rápido e a baixo custo está ligada a ter sacas de pacotes que podem ser entregues em uma rota de poucos quilômetros. Essa decisão é tão importante que frequentemente experimentamos uma forma nova de agrupar os pacotes para ver se as rotas ficaram melhores.

Com a decisão da saca, a esteira leva o pacote até uma pessoa que a coloca dentro da saca física. O sistema decide, com base nas características da rota e dos pacotes que ainda virão a hora certa de “fechar a saca”. A pessoa que está lá então fecha a saca e a leva para a expedição.

Expedição

Outro segredo para entregas rápidas e baratas é o mid-mile, ou seja, o trajeto entre o nosso hub regional e a agência que fica perto do cliente. Com base nos dados de integração temos um plano diário para definir quais caminhões vão para cada agência nossa, que horas vão sair e que paradas vão fazer.

O time de transportes confirma a chegada de cada motorista e coloca em cada caminhão as sacas que vão para os destinos onde o caminhão vai parar.

Mid-mile

Existem duas estratégias comuns no mundo da logística:

  • Milk-run (inspirado nos caminhões que antigamente faziam entrega de leite) — um caminhão que sai do nosso hub regional faz paradas em várias de nossas agências. Nesse caso já arrumamos a carga dentro do caminhão na ordem que ela vai precisar sair;
  • Transbordo — Um caminhão, em geral maior, faz uma parada e passa a sua carga para um ou mais caminhões menores, que seguem para as nossas agências.

Dependendo da origem e destino dos pacotes, alguns vão também de avião, por empresas aéreas parceiras da Loggi.

Temos dois “modos de operação para essas decisões”:

  • O primeiro é o planejamento em que usamos algoritmos complexos como o MVRP para escolher que rotas, tamanhos de veículos e horários utilizaremos. Nesse caso equilibramos para ter o menor custo que garante o prazo de entrega que combinamos com o cliente;
  • O segundo é o da execução, em que o que importa é cumprir os prazos e ajustar os planos (se necessário) com velocidade e precisão. Imprevistos como uma rodovia fechada ou uma chuva intensa tem que ser contornados com criatividade e velocidade.

Agências

Temos dois tipos de agências: próprias da Loggi e parceiras. Nas agências próprias um funcionário Loggi recebe as cargas de caminhão, as coloca em um “grid” (um espaço reservado e delimitado que permite a fácil localização das sacas).

A plataforma da Loggi então dispara ofertas de corridas para os entregadores que estão próximos das nossas agências. Os entregadores vêem a distância a ser percorrida, a quantidade de paradas e o valor que receberão pela entrega. A liberdade para que eles escolham é fundamental para termos um time engajado de entregadores.

Recentemente lançamos também um balcão de ofertas, onde entregadores que estejam próximo da agência possam ver todas as sacas à espera de um entregador, levando ainda mais transparência do processo.

Nas agências parceiras, que nós chamamos de Leve, temos no nosso ecossistema empreendedores que tanto recebem os pacotes que nós os enviamos por caminhões quanto fazem a entrega desses através de times próprios. Nós fornecemos sistemas para que eles possam controlar os pacotes que estão com eles e os que eles entregaram a cada um de seus funcionários.

Entregadores

Nossos mais de 40.000 entregadores autônomos são pessoas muito especiais e sem eles nós não cumpriríamos a nossa missão. Por isso, fornecemos a eles um aplicativo que os ajuda na decisão de quais trabalhos eles desejam realizar. Depois de receber uma lista de pacotes, o aplicativo os ajuda a garantir que todos os pacotes serão entregues da melhor forma.

Durante uma entrega, muitos imprevistos podem acontecer, como endereços não encontrados ou defeitos no veículo e,para isso, contamos com a assistência do nosso time de Experiência do Cliente que ajuda na intermediação entre o destinatário final e o solicitante para que juntos, tomem a melhor decisão em cada momento.

Inovações

Nós na Loggi acreditamos que o mundo da logística vai sofrer uma revolução, gerada por algumas inovações que surgiram em outros mercados:

  • A economia compartilhada: assim como descobriram o AirBnB e a Uber, nós acreditamos que as empresas não precisam mais ter muitos prédios e equipamentos para atender seus clientes. Mesmo sem ter frotas próprias nós acreditamos no ecossistema que estamos criando para atender a clientes com menor custo e maior escalabilidade que transportadoras tradicionais.
  • Tecnologia móvel: Como todos no nosso ecossistema tem acesso a smartphones podemos ser muito mais ágeis para encontrar a melhor forma de entregar cada pacote. A resposta a imprevistos e o ajuste dos planos pode ser feita a cada minuto com precisão.
  • Tecnologia para roteamento: A capacidade de decidir o melhor caminho para as centenas de milhares de pacotes que passam por nós todos os dias se apoia em algoritmos que já existem há algumas décadas e com a capacidade de lidar com grandes volumes de informação, que não era possível há poucos anos. Acreditamos que essa abordagem mescla a escala dos algoritmos de computadores com a flexibilidade do mundo de transportes.

Criando a Logística do futuro.

  • Conectar o Brasil: O objetivo da Loggi é conectar o Brasil. Com a abertura dos novos Cross-Dockings, ampliamos significativamente nossa capacidade e nos aproximamos ainda mais disso.
  • Aumento de demanda do e-commerce: Tivemos um aumento significativo de demanda durante a pandemia. Porém, como investimos constantemente em tecnologia e equipamentos, conseguimos absorver o alto volume e continuar entregando com excelência.
  • O que fizemos em 2020: Durante a pandemia, nosso foco foi aumentar a potência nas regiões onde já atuamos ao invés de crescer a qualquer custo. Nosso objetivo é estar presente em todos os municípios brasileiros até o final de 2021.
  • O que queremos: Entregar qualquer coisa, para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Com isso, geramos renda e inclusão social. Um pequeno artesão do interior da Belo Horizonte, por exemplo, poderá se conectar com um cliente no Rio de Janeiro.

Ser parte da Loggi deve significar que você pode ser quem você é ou quer ser. Buscamos um país mais acessível. Assim, podemos afirmar que respeitar as necessidades de pessoas diferentes está na nossa razão de existir.

Quer fazer parte donosso time de mais de 2000 Loggers? Estamos procurando novos Loggers para nossos escritórios do Brasil e de Portugal. Conheça nossas vagas aqui.

--

--